Artigos


Assistir TV muito perto prejudica a visão?



Assistir TV é uma das grandes fontes de lazer que diariamente milhões de pessoas em todo o mundo realizam. Porém, devemos observar que, assim como no caso do computador, ao assistir TV deve-se tomar alguns cuidados para que nossos olhos não sofram os efeitos deste hábito.
Assistir TV com os olhos muito próximo da TV, não é recomendável, embora não se conheça problemas graves associados a este hábito. Mesmo assim, o ideal seria que a distância fosse de pelo menos 5 vezes o tamanho da tela, ou no mínimo 2 metros.
Mas, é preciso ficar atento no caso de crianças que assistem TV muito de perto, para se identificar a razão deste comportamento, uma vez que podem existir problemas oftalmológicos presentes nos olhos desta criança que fazem com que ela se aproxime muito da TV. Assim, nestes casos é importante, além da observação e orientação dos pais, que esta criança passe por uma avaliação oftalmológica.
Além disso, quando assistimos TV, é comum, em função do estado de concentração, mantermos o olhar fixo e com isto diminuirmos a quantidade de piscadas, o que vai favorecer o ressecamento do olho, podendo levar a sintomas como vermelhidão, lacrimejamento e embassamento visual, que são sintomas transitórios, em que, deixando de estar exposto as condições causadoras, com pouco tempo desaparecem. Na persistência dos sintomas, um oftalmologista deverá ser consultado.
Em relação ao posicionamento da TV, também é importante lembrar, que ela deve estar na altura do olhar. TV com posição muito alta, faz com que tenhamos que manter os olhos em posição muito aberta, o que pode ser desconfortável e também auxiliar no ressecamento. Além disso, a TV instalada em posição muito alta, faz com que tenhamos que manter o corpo em posição desconfortável, o que não é saudável.
Outro aspecto a ser assinalado, refere-se ao hábito muito comum, das pessoas assistirem TV em sala escura, o que faz com que a haja um contraste muito grande entre o ambiente e a luminosidade da TV, podendo fazer com que a visão possa ficar um pouco desconfortável, o que não é uma situação ideal.
É recomendável, que a luminosidade da sala não seja nem forte ou escura demais, procure encontrar um equilíbrio em que a sala e a tela da TV estejam em harmonia.


Dr. Francisco Eugênio Campiolo
Médico Oftalmologista

FONTE: JORNAL FOLHA DE LONDRINA – COLUNA SUA SAÚDE – dezembro/2007


Outros Artigos

1 2 Próxima

Rua Professor João Cândido, 1465 - Centro - Londrina - Pr - CEP 86010-001
Fone/Fax: (43) 3375 5300
Clickweb Agência Digital